segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Um presente


Esse texto não é meu. É um presente de minha amiga, Maria Fernanda. Um presente em São João.
"Articular: Que pertence as articulações (Gramática). Que é de natureza do artigo. V.t. unir pelas articulações, ligar, pronunciar.
Reticular ou reticulado: Que tem forma de rede.
Portanto: Articulações Reticulares é uma prática de pessoas sãs.
Porque? Porque deve-se fazer o que se há de maneira ligada? Em forma de rede?
Porque não desunir?
Porque o ato de desorganizar, de pronunciar sem coerência, sem preocupação é típico dos loucos. Mas o que é um louco senão uma pessoa que brinca, que cria seu próprio universo, que mostra suas emoções, que expõe sentimentos, que não se deixa ser reticulado.
Como disse Rita Lee: Dizem que sou louco, por pensar assim... .A loucura é a constante busca pela paz, pela libertação. Como caracterizar um louco? Aquele que ri sem medidas, que chora sem vergonha, que fala sem censura, que sente sem razão.
Pronto. Está caracterizado um louco. Eu. Louco por querer amar demais, por sorrir demais, por chorar demais, pra falar demais. Mas é essa loucura que me faz feliz. Que me torna transparente o suficiente para que todos saibam quando algo não está legal.
LOUCA. Louca por desconstruir, por descontrair. A começar por aqui. Desconstruo o que fez o criador. Ele queria que fosse tudo organizado, articulado, psicologizado (existe essa forma ou mesmo essa palavra?).
Eu não. Que quis que tudo fosse espontâneo, desalinhado, letrado (diz-se daquele que é versado em letras, erudito, literato segundo Silveira Bueno). Para mim não. Letrado é o que estuda Letras. Doido, maluco, pirado. Aquele que busca para o resto dos dias, descobrir a essência das palavras, brincar com elas, combiná-las decifrá-las. Louco? Claro. Nem o mais sábio dos homens conquistou tal mérito, as palavras. O louco sim. O louco as cria, as articula de maneira que ele considera reticular, que ele entende como sentido. Ele exterioriza sentimentos.
Nisso, o fiz. Nada de sentido no que coloquei. Porque quis apenas exteriorizar para não enlouquecer cada vez mais e tentar articular reticularmente o que sinto. Não daria certo nem faria sentido à minha natureza."
Obrigado, Maria.


Ele vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário